É Intrigante pensar que, no Brasil, temos uma população numericamente tão empreendedora. Somos o terceiro país no mundo que mais empreende. É também um contra ponto saber que, no ranking da educação, estamos ocupando as piores posições.
Essa é uma triste verdade que evidencia que evidencia o quanto empreendemos por necessidade e não por oportunidade. Também não somos inspirados na infância a desenvolver uma mentalidade empreendedora.
Vejamos 2 superpoderes naturais de quem desenvolve a mente empreendedora.
OS 2 SUPERPODERES DA MENTE EMPREENDEDORA
1. INTENCIONALIDADE
Seriamos pessoas menos reativas, ou seja, que apenas reajem ao que acontece ao redor. Planejam, racionalizam e enxergam oportunidades onde quase ninguém vê.
Sabem que o tempo é finito e se preparam, inclusive, para tempos ruins. A intencionalidade é um superpoder daqueles que constroem uma mente empreendedora.
2. AUTORRESPONSABILIDADE
Certamente esse é o maior superpoder que eu destacaria em qualquer lista de benefícios da mente empreendedora.
Como o escritor best seller, Paulo Vieira, descreve, “autorresponsabilidade é entender que o que vivemos hoje é fruto das nossas decisões do passado, conscientes ou não”.
Isso é libertador, pois paramos de culpar “o outro”, “o ambiente”, “o universo! e passamos a agir de maneira intencional e responsável.
CONCLUSÃO
Por fim, fica a pergunta: como conquistamos uma mentalidade empreendedora?
Eu me atrevo a responder: com desenvolvimento de uma cultura favorável.
Isso é transmitido de pais para filhos e na sala de aula. Dois países que são exemplos de sucesso são o Japão e Estados Unidos. Crianças autônomas se tornam jovens independentes e adultos apaixonados por inovação.